sexta-feira, 14 de julho de 2017

A Fusão do São Paulo F.C com o Clube de Regatas Tietê surgindo o Tietê São Paulo . O Surgimento do Independente Esporte Clube


A FUSÃO DO SÃO PAULO F.C COM O CLUBE DE REGATAS TIETÊ(14/05/1935)

Fonte: Wikipedia
O São Paulo comprou, então, uma nova sede, suntuosa, localizada na Rua Conselheiro Crispiniano (no centro da cidade), um pequeno palácio conhecido como "Trocadero", ao custo de 190 contos de réis.Essa dívida era grande para a época, porém o clube, detentor de um campo como o da Floresta e um quadro de jogadores que valia muito, não se deixava abalar por isso. Porém alguns dirigentes do clube, que andavam descontentes com os rumos do futebol no país, resolveram fundir-se com o Clube de Regatas Tietê e acabar com o departamento de futebol. Outro grupo, favorável à continuidade do clube e liderado por Paulo Sampaio foi à Justiça e, no dia 23 de abril de 1935, impugnou o direito de a diretoria fundir o clube com o Tietê sem que a opinião dos sócios fosse ouvida.
Os próprios jogadores foram contra tudo o que estava ocorrendo. Tanto é que se juntaram para formar o efêmero Independente Esporte Clube. Os atletas remanescentes do São Paulo foram, porém, atraídos por outros clubes, e o Independente acabou extinto.
 Nesta época o time já havia sido campeão paulista de 1931 e do Torneio Início de 1932.

Os sócios obtiveram ganho de causa mesmo após a defesa da diretoria do clube. A diretoria não teve outra saída senão convocar uma assembleia geral. Porém o artigo 2.º dos estatutos do clube à época dizia que somente os "sócios-fundadores", considerados "proprietários" do clube e que somavam duzentos, poderiam compor a assembleia. Como a maioria deles era ligado à diretoria, a fusão foi aprovada em 14 de maio de 1935.Nesse dia, debaixo de chuva, o departamento de futebol foi oficialmente extinto e desfiliado da APEA. Com a fusão, a parte administrativa foi fundida ao Tietê, que incorporou todos os patrimônios físicos e, em troca, quitaria os débitos do clube e não poderia usar as cores, uniformes e símbolos do São Paulo. Surgia assim o Tietê-São Paulo.


 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OUTRAS FONTES SOBRE O TEMA


MOTIVOS POLÍTICOS E NÃO FINANCEIROS  FORAM RESPONSÁVEIS PELA FUSÃO


Canal Soberano
Com um dos melhores e mais valiosos elencos do país, o time resolver dar um grande passo e comprar uma nova sede localizada na Rua Conselheiro Crispiniano, conhecido como Palácio do Trocadero por 180 contos de réis.
Em 1935 descontentes com os rumos políticos que o futebol estava tomando, alguns diretores do São Paulo da Floresta planejavam extinguir o futebol da equipe, porém com as dívidas como a do Palácio do Trocadero adquiridas não poderiam seguir com este plano.
Foi assim que o Clube de Regatas Tietê surgiu como interessado em uma fusão, arcando com as dívidas mas ficando com os bens do time como o seu estádio e sede. Esta é a história real, e não a da falência contada por alguns rivais e até mesmo torcedores desinformados do time. A fusão entre São Paulo e Tietê que acabou com o futebol da equipe aconteceu em 14 de maio de 1935 e teve motivos políticos e não financeiros.
--------------------------------------------------------------------------------------------

SURGIMENTO DO INDEPENDENTE ESPORTE CLUBE 
Wikipedia 
Em 1935, o Clube de Regatas Tietê  fundiu-se à equipe do São Paulo FC   e inicialmente passou a chamar seu novo time de futebol profissional como Tietê-São Paulo, buscando manter as tradições do extinto São Paulo Porém, ainda no mesmo ano de 1935, a equipe disputou duas partidas pelo Campeonato Paulista  sob a alcunha Independente Esporte Clube. Após essa extinção ocorreu-se a refundação do São Paulo Futebol Clube. A torcida Independente criada no ano de 1972 em homenagem a esse clube e a essa história.
Independente Esporte Clube: fundado em 25 de Março de 1935 e extinto em 16 de Dezembro de 1935. Estádio Chácara da Floresta.
Utilizava camisa   com listras verticais brancas, vermelhas e pretas, calção branco e meias vermelhas, similares ao então recém-extinto São Paulo FC 
----------------------------------------------------------------------------------
 CLUBE DE REGATAS TIETÊ

Fonte: Wikipedia
 Clube de Regatas Tietê foi um clube desportivo brasileiro da cidade de São Paulo, fundado em 1907.
O Clube Tietê, em seus melhores momentos (década de 1970) teve mais de 35 mil sócios e em anos anteriores, o clube deu guarida a uma série de esportistas bem-sucedidos, como o nadador Abílio Couto , a tenista Maria Esther Bueno ou a nadadora Maria Lenk.

Travessia de São Paulo

O clube criou, a partir de 1924, a travessia a nado no Rio Tietê, tornando-se um evento tradicional por longos anos. O percurso era de de 5,5 quilômetros, iniciando na Ponte da Vila Maria até o Espéria, na Ponte Grande. Em 1935, 1936 e 1947, a disputa foi vencida pelo jovem João Havelange  (que mais tarde tornou-se presidente da Fifa ). Em sua última participação, em 1948, ele contraiu tifo negro  e ficou dois anos internado. Em 1972, as regatas foram transferidas para a raia olímpica da USP.

Futebol

O Clube registrou sua importância também no futebol, que remonta o ano de 1935, quando comprou o São Paulo da Floresta , que havia sido campeão paulista em 1931, passando a se chamar Tietê-São Paulo e contava com grandes jogadores, como Arthur Friedenreich . Devido a problemas financeiros, alterou seu nome para Independente Esporte Clube , mas acabou desistindo das competições futebolísticas, ainda na década de 1930.
 Dono de uma dívida de mais de R$ 25 milhões, o clube fechou as portas em 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário