sexta-feira, 14 de julho de 2017

A Fusão do São Paulo FC com o C.A Estudantes da Moóca


Fonte: Wikipedia
Nos primeiro anos dessa nova vida o clube era conhecido pelas outras agremiações e seus respectivos torcedores como um time de pobretões. Nessa época o clube não possuía sócios, fonte de renda e sequer patrimônio. Treinava e jogava onde deixavam. Não havia nem lugar para fazer a concentração, que tinha que ser improvisada com metade do elenco na casa do presidente Frederico Menzen e outra metade nos beliches que havia na torre da igreja da consolação, paróquia do Monsenhor Bastos, ilustre são-paulino. Os treinos eram por vezes realizados no pátio da própria igreja  Quando havia disponibilidade o time treinava no campo da Várzea do Glicério, mas com a condição de desocupar o local assim que os times, donos do campo, chegassem.O time conseguiu disputar o paulista de 1936, sendo apenas o oitavo colocado e sétimo em 1937.

CLUBE DE FÉ

A HISTÓRIA DO SÃO PAULO QUE OS RIVAIS  DETURPAM

VERDADE: Que finalmente o clube foi fundado em 1935 sem qualquer patrimônio. O clube foi fundado por integrantes que não concordaram com a fusão com o Tietê. Desta vez, a reunião de fundação foi feita na Rua 11 de Agosto, número 9A. Todo material inicial alugado. Daí vem o apelido de Clube da Fé: não tinham nada e deixaram para trás a formação elitista de 19 03, acreditando na construção de uma nova agremiação.
------------------------------------------------------------------------------------------------ 

A NOVA FUSÃO (03/07/1938) E A MUDANÇA DE PATAMAR DO SÃO PAULO
 O Clube Atlético Estudante Paulista, fundado em maio de 1935 por dissidentes do São Paulo, fez uma excursão ao Chile e ao Peru , em que o empresário fugiu com o dinheiro arrecadado, deixando o clube às portas da falência. O São Paulo, sabendo da situação, resolveu propor uma fusão, pois o Estudante era formado por bons jogadores e possuía o estádio Antônio Alonso; já o São Paulo possuía torcida, carisma e as contas em dia. Sobrou a dúvida sobre o nome do clube. Os tricolores alegavam que eram mais antigos e que já possuíam uma tradição, além de levar o nome e as cores do estado. Pois foram esses argumentos que prevaleceram, com a condição que o novo presidente fosse alguém neutro, ligado aos dois clubes, Piragibe Nogueira. Outra decisão foi a de que sócios de ambos os clubes teriam seus números de matrícula zerados para facilitar a fusão. O São Paulo então arrecadou o dinheiro para saldar a dívida, e o acordo foi então fechado. Em 25 de agosto de 1938 o novo time estreou, já contando em seu quadro de atletas com metade do time do Estudante, entre eles Roberto Gomes Pedrosa, futuro presidente do clube. A nova sede ficaria no prédio da Rua Dom José de Barros, número 337, na República. A fusão fez com que o São Paulo tivesse uma "mudança de patamar" sendo vice campeão paulista já em 1938.
---------------------------------------------------------------------------------------------- 
OUTRAS FONTES SOBRE O TEMA

A HISTÓRIA DO SÃO PAULO QUE OS RIVAIS  DETURPAM 

MENTIRA: Que só sobreviveram nesta terceira fundação porque se fundiram com o C.A. Estudantes da Moóca, passando a mandar seus jogos naquele bairro.
RESPOSTA: Em 12 de setembro de 1938, o São Paulo incorporou o C.A. Estudantes Paulista, que era formado por ex-integrantes do próprio São Paulo de 1930 e jogava no campo da Companhia Antarctica Paulista, no bairro da Moóca. Mas não é verdade que o São Paulo precisou desta fusão para sobreviver. Ao contrário. O clube já pagava salários de atletas do Estudantes, que tinha sido enganado por um empresário que o levou a jogar amistosos na América do Sul. Tanto que, em agosto de 1938, o São Paulo venceu um amistoso com o Corinthians (3 a 0), utilizando vários titulares que pertenciam ao Estudantes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Fonte: Wikipedia
O Clube Atlético Estudantes Paulista foi um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo. Fundado em 2 de junho de 1937 da união entre o Clube Atlético Estudantes de São Paulo e o Clube Atlético Paulista , suas cores eram preto, vermelho e branco.
O Estudantes Paulista herdou do Clube Atlético Paulista o usufruto do Estádio Antônio Alonso, localizado na Rua da Mooca  e do Clube Atlético Estudantes de São Paulo  alguns dos melhores jogadores do futebol paulista, uma vez que esta agremiação havia sido fundada por alguns dos jogadores do São Paulo FC , em razão de sua fusão ao C R Tietê , em maio de 1935. Dentre outros feitos, classificou-se em 4º lugar no Campeonato Paulista de 1937.
No ano seguinte, o clube fez uma excursão ao Chile e ao Peru , mas, ao voltar, o empresário que agendou a excursão sumiu com o dinheiro, levando o clube quase à falência. Depois de jogar apenas uma partida pelo Campeonato Paulista, a equipe fundiu-se, curiosamente, com o São Paulo Futebol Clube, já refundado, elegendo para novo presidente da agremiação o médico Piragibe Nogueira que tinha ligação com ambos os clubes. A equipe utilizava camisa branca com listras pretas, calção e meias brancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário